Quem Somos

O INSTITUTO ILES

Hoje o Instituto presta serviços em duas grandes áreas: saúde auditiva e educação de surdos, por meio do Centro Audiológico Professora Rosalina Lopes Franciscão e do Colégio do ILES.

O Colégio é reconhecido pelo Governo do Estado, com seus Cursos/Programas autorizados pelos órgãos competentes e em consonância com a política nacional de educação de surdos. Oferece ensino bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com educação Integral. 

O Centro Audiológico está instalado em quase 800 m2 (dois pisos), em ambientes amplos e equipados com aparelhos e instrumentos modernos. Realiza diversos procedimentos, tais como: logoaudiometria, audiometria, imitanciometria, BERA (potencial evocado de tronco cerebral), testes de percepção de fala, seleção, indicação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, emissões otoacústicas, entre outros.

O ILES dispõe de amplas instalações: vinte e duas salas de aula, biblioteca, laboratório de Biologia, Física e Química, salas de vídeo, laboratório de Informática, cabinas audiométricas, tablado vibrante para ritmo corporal e musical, gabinete odontológico com raio X, cozinha, refeitório, capela, salas de atendimento (psicologia, serviço social, fonoterapia, pedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e médico).

  A Saúde auditiva é o foco de atuação do ILES, atendendo alunos e pessoas pertencentes a 16ª, 17ª e 22ª Regionais de Saúde, totalizando 57 (cinquenta e sete) Municípios no Paraná, por meio de prestação de Serviços com o SUS – Sistema Único de Saúde.

Missão
Proporcionar ao deficiente auditivo o desenvolvimento pessoal,
a melhoria na condição de convivência e o fortalecimento do seu núcleo familiar.

Visão
Ser referência nacional em assistência social e amparo aos
deficientes auditivos.

Valores
Fé, Ética, Integridade, Patriotismo, Cooperação, Solidariedade,
Transparência e Respeito ao Núcleo Familiar.

Princípios
Ajuda aos necessitados
Amor ao próximo
Melhoria contínua
Respeito ao meio ambiente
Inovação
Valorização de nossos parceiros
Senso de gratidão

Diretrizes
Responsabilidade socioambiental
Sustentabilidade econômico-financeira
Fortalecimento Institucional
Proporcionar uma melhoria na condição
de vida dos nossos assistidos.

 

HISTÓRIA

O Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES, foi fundado no dia 15 de agosto de 1959, pelo casal Rosalina Lopes Franciscão e Odésio Franciscon e um grupo de dez pessoas da comunidade, entre elas o então Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes. A Professora Rosalina e o Professor Odésio foram escolhidos como Diretora e Presidente da Instituição. O ILES é uma obra pioneira em educação de surdos no Norte do Paraná.

Funcionou, inicialmente, no então Grupo Escolar Benjamin Constant, hoje Colégio Estadual Benjamin Constant, que tinha como Diretora a Professora Rosalina,  e onde estudava o aluno Luiz Carlos de Castro Costa, que era surdo e motivou a criação do ILES. O Professor Benedicto João Cordeiro, então Delegado Regional de Ensino do Paraná, incentivou a Diretora, e, com cinco alunos, o ILES iniciou suas atividades, graças ao Professor Jorge Gadig, Superintendente do Ensino Especial de São Paulo, que vinha orientar as primeiras professoras Olivete Andreatti e Fusako Maikuma. 

Em 1º de agosto de 1969, o ILES foi transferido para prédio próprio, em alvenaria, onde permanece em atividade até hoje, em dois blocos – o segundo foi construído em 1978. Localiza-se na Rua Madre Tonina Ugolini, 35, no Bairro Boa Vista – a denominação do logradouro é uma homenagem póstuma à religiosa italiana que dedicou sua vida aos surdos e, que, por muitos anos, trabalhou no ILES.

O ILES começou a contar com a assistência técnica pedagógica e religiosa das Irmãs da Pequena Missão para Surdos, da Itália, a partir de 1973, com a vinda de Madre Tonina Ugolini, Irmã Gilia Di Renzo e Irmã Assunta Da Dalt.

Em 20 de agosto de 1983, graças a influência do Presidente, Prof. Odésio Franciscon, no Itamarati, chegou em Londrina, vindo da Itália, o Padre Salvador Stragapede, líder inato da Pequena Missão, que realizou belo e profícuo trabalho no ILES, até 2001, quando então retornou para sua Pátria.

O casal fundador do ILES recebeu o título “Comenda Penhor de Graças e Favores Celestiais” do Papa João Paulo II em 08 DE julho de 1984, e,  também o título  de “Cidadão Honorário de Londrina”, outorgado pela Câmara Municipal de Londrina ao Professor Odésio em 1989, e à Professora Rosalina em 14 de agosto de 1992 e, neste mesmo dia, o ILES recebeu a honrosa “Comenda Ouro Verde”.

Certificações

RECONHECIDO: Pelo Estado – Decreto nº 20592/70
De Utilidade Pública – Lei Municipal nº 2446/74
De Utilidade Pública – Lei Estadual nº 7204/79
De Utilidade Pública Federal – Decreto nº 85602/80
Entidade de Fins Filantrópicos – Processo n° 234.561/77